sábado, 23 de julho de 2011

Quem é o ESPÍRITO SANTO?

                 Já foi feito um estudo sobre as Pessoas do Pai, do Filho, falta agora sobre o ESPÍRITO SANTO. Esta é a Pessoa da Trindade que é menos tratada como DEUS, embora seja DEUS igualmente como o Pai e o Filho. Mas porque isso acontece? Falta de conhecimento. E o que essa falta de conhecimento causa nas pessoas. Quantos absurdos, quantas heresias a respeito do ESPÍRITO SANTO são ensinadas. E o pior: quantos milhões de pessoas caem nessas heresias! Algumas religiões dizem que Ele é só uma força ativa. Outras chegam ao ponto de dizer que na verdade o ESPÍRITO SANTO, são espíritos de pessoas. Francamente! Isso é um agravo ao ESPÍRITO SANTO, é um ultraje a Este Ser Divino. Felizmente estas pessoas que afirmam tais coisas ainda fazem parte do tempo de ignorância e DEUS não leva em conta esse tempo. Desde que se arrependam é claro.
               Quem é o ESPÍRITO SANTO? Derrubando a primeira heresia citada. Ele é uma Pessoa e não uma força. Ele é a Terceira Pessoa da Trindade. Portanto é DEUS. É tão importante na salvação quanto o Pai e o Filho. As ações atribuídas a Ele só podem ser realizadas por quem tem personalidade. Vejamos em João 16:7, 8, 13
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."
João 14:26
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 15:26
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Em Atos 13:2, Ele aparece como Quem escolhe ministros:
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Vejamos, Ele escolhe, convence, testifica, fala do que ouviu, anuncia o futuro. Uma força tem essa capacidade? Desde quando uma força pode ficar triste? Efésios 4:30
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."                   
                   Já está provado que Ele é uma Pessoa da Trindade e não uma força, agora vou mostrar que Ele não é espíritos, mas é o ESPÍRITO de DEUS, é DEUS.
                   É Divino igual ao Pai e ao Filho (Mateus 28:19):
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"                 
                   Contra Ele é cometido o pecado imperdoável: Mateus 12:31
"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens."                  Ele é Criador: Jó 33:4- "O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida." 
                    Os atributos incomunicáveis mostram que Ele é DEUS. Eternidade:
"Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"
(Hebreus 9:4);
Onisciência:
"Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus."
(1 Coríntios 2:10);
Onipotência:
"Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo." (Romanos 15:19);
Onipresença:
"Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?" (Salmos 139:7)
                   Esses quatro últimos fecham com chave de ouro. Ele é chamado de DEUS.
"Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma." 
(Salmos 54:4)
"Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei." 
(João 16:7)
"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus."
(Atos 5:3, 4)
"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos."
(1 Coríntios 12:4-6)
                        Ainda resta alguma dúvida que o SANTO ESPÍRITO é DEUS? Vocês que ensinam heresias, tomem um rumo diferente. VocÊs que assimilaram essas heresias, mudem esse pensamento. Se arrependa, chame JESUS pra sua vida. Porque assim que você fizer isso, o ESPÍRITO SANTO, que é DEUS, vai convencer você do pecado da justiça e do juízo e você vai ter direito a Vida Eterna. Nada melhor do que terminar este estudo com a benção apostólica (2 Coríntios 13:13): Qua a graça do Senhor JESUS, o amor de DEUS e a comunhão com o ESPÍRITO SANTO seja com todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário